-
Arquitetos: Christian de Portzamparc
- Área: 30000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Feng Shao
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo teatro para ópera localizado nas ruas Fenyang e Huaihai surge com uma grande entrada pública em uma das principais esquinas da antiga concessão francesa. Para harmonizá-lo com o ritmo e a altura dos edifícios circundantes, particularmente o novo conservatório da Fenyang Road, o teatro é projetado como uma série de pavilhões que rompem com o padrão convencional de construção maciça em um único edifício.
As instalações são inseridas na quadra formada pelos outros edifícios do conservatório. É composto por quatro salas de ensaio para a orquestra, música tradicional chinesa, balé e corais. O hall de entrada é conectado por duas galerias sobrepostas que dão acesso aos mezaninos do auditório e seus respectivos 250 assentos. Uma via de acesso que liga os espaços de hospedagem ao edifício existente aumenta a capacidade de acomodar os artistas. O ambiente para apresentações é projetado como uma sala de concertos convencional com um layout tradicional em forma de "U". No entanto, seu desenho original oferece melhor visibilidade e atende aos requisitos acústicos. A variedade de velocidades de reverberação significa que a sala está adaptada ao repertório clássico e romântico e suas dimensões criam um relacionamento íntimo entre os artistas, a orquestra e o público.
Esta ópera multifuncional é uma instalação educacional e um espaço de música pública de alto desempenho, onde alunos e professores podem praticar em situações da vida real. A cor e a textura dos pavilhões são inspiradas em padrões de tijolos. A casa de ópera, seu salão principal com 1200 assentos e seu equipamento de palco de padrão internacional pertencem ao Shanghai Conservatory Ensemble.